Oferecer emprĂ©stimos personalizados aos clientes, integrado na jornada de consumo de forma ĂĄgil, automĂĄtica, escalĂĄvel e sem burocracia, parece algo do futuro, mas o serviço jĂĄ existe e Ă© chamado de Lending As a Service (LaaS). O serviço digital de crĂ©dito Ă© uma das tendĂȘncias para o prĂłximo ano nas fintechs e no comĂ©rcio eletrĂŽnico. A fundadora e CEO da Aarin, primeiro hub tech-fin especializado em Pix e embedded finance do Brasil, Ticiana Amorim, fala sobre essa e outras ferramentas que serĂŁo destaque em 2025.
A anĂĄlise e a aprovação de crĂ©dito personalizado jĂĄ sĂŁo uma realidade, mas somadas ao Open Finance e Ă InteligĂȘncia Artificial, deverĂŁo ser ampliadas e agilizadas. NĂŁo serĂĄ mais necessĂĄrio que um analista autorize um emprĂ©stimo para alguĂ©m que estĂĄ comprando uma geladeira pela internet, por exemplo. Com o Open Finance, o compartilhamento de dados e histĂłrico deste cliente pode ser analisado por uma IA, que pode conceder ou nĂŁo o crĂ©dito de forma quase instantĂąnea, sem o cliente sequer sair da pĂĄgina.
âA oferta de crĂ©dito no varejo Ă© bastante conhecida, mas agora ele migrou para o digital. Ele permite a obtenção de emprĂ©stimo sem sair da loja online. O uso de APIs, com InteligĂȘncia Artificial e conectados com o histĂłrico do cliente para anĂĄlise de crĂ©dito, serĂĄ um grande facilitador desse processo, oferecendo aos consumidores uma experiĂȘncia mais completaâ, afirma a CEO.
As APIs sĂŁo ferramentas que fazem a ponte entre diferentes sistemas e softwares, permitindo a automação e a troca eficiente de dados entre eles. Ă por meio delas que se destacam os super apps, aplicativos que reĂșnem mĂșltiplas funçÔes e serviços no mesmo lugar. Mas essa crescente integração faz com que a segurança fique em foco, especialmente nas soluçÔes financeiras; tecnologias como IA e autenticação multifatorial serĂŁo integradas diretamente nas APIs de pagamento para proteger os consumidores e empresas.
âPara os consumidores, o Embedded Finance, ou as Finanças Embarcadas, vĂŁo aprimorar e personalizar a experiĂȘncia de compra com diversos serviços financeiros e nĂŁo financeiros em uma Ășnica plataforma. E isso serĂĄ a norma. Esses super apps consolidarĂŁo as finanças dos consumidores, oferecendo serviços como pagamentos, crĂ©dito, seguros e investimentos, tudo em um sĂł lugarâ, destaca a CEO.
Regulação e Segurança: mais tendĂȘncias para 2025
O Brasil se prepara para novas inovaçÔes regulatĂłrias em 2025. O foco estarĂĄ na regulamentação do Banking as a Service (BaaS), da InteligĂȘncia Artificial (IA) e da tokenização de ativos. Essas iniciativas buscarĂŁo equilibrar a inovação com a proteção do consumidor, promovendo mais transparĂȘncia e segurança nos serviços financeiros.
O blockchain, jå presente nas finanças desde 2019, deve ganhar mais destaque, especialmente em åreas como mercado imobiliårio e seguros. Com o avanço das regulamentaçÔes, seu uso se expandirå, tornando as transaçÔes mais seguras e rastreåveis, além de eliminar intermediårios e reduzir custos.
Em 2025, o sistema de pagamentos Pix serå ampliado com novas funcionalidades, como o Pix Offline e o Pix Internacional, permitindo transaçÔes sem conexão à internet e pagamentos internacionais de forma råpida e eficiente. Essa inovação serå especialmente vantajosa para pequenas empresas e consumidores em åreas com baixa conectividade.
No que diz respeito à segurança, embora a digitalização traga um aumento nas tentativas de fraude, inovaçÔes como autenticação biométrica e Machine Learning ajudarão a prevenir e detectar fraudes em tempo real, proporcionando mais proteção para consumidores e empresas. O processo de Know Your Customer (KYC) também serå fundamental na redução de fraudes.
âA inovação, junto com o avanço das regulamentaçÔes e a crescente digitalização, serĂĄ a chave para o sucesso dessa nova era financeiraâ, destaca Ticiana.

